4 DICAS PARA RECEBER INDENIZAÇÕES POR VOOS CANCELADOS OU ATRASADOS

Atrasos e cancelamentos de voos são situações frequentes, que geram transtornos para diversos passageiros e companhias aéreas pelos aeroportos do Brasil e do mundo. Além do prejuízo financeiro, esses eventos podem implicar na desordem e perda de compromissos do passageiro, levando-o a solicitar uma indenização por voos atrasados ou cancelados para a companhia aérea. 

Pensando nisso, listamos algumas dicas para te ajudar a receber indenização por voos atrasados ou cancelados:

Entenda quais são os seus direitos

Para dar início a qualquer solicitação é indispensável que o viajante conheça os seus direitos, os casos indenizáveis e as formas corretas de buscar o ressarcimento. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é o órgão responsável por regulamentar os serviços aéreos e garantir o cumprimento das regras estabelecidas. Segundo a instituição, a companhia aérea deve fornecer ao passageiro, gratuitamente, uma assistência material a partir do momento de atraso ou cancelamento. A assistência engloba auxílios para a alimentação, comunicação e hospedagem, a depender do tempo de espera. Em casos mais graves, poderá ser estendida a uma recolocação em outro vôo ou até mesmo ao reembolso integral.

Além do mais, caso deseje ser indenizado por danos morais, é possível solicitar o reembolso ao desembarcar no destino final, com quatro horas ou mais de atraso. Você também pode ser recompensado caso a companhia aérea não tenha avisado sobre os imprevistos com até 72 horas de antecedência. Entenda a indenização por atraso.

Ainda, a companhia aérea deverá indenizar o passageiro mesmo que este tenha recebido alguma ajuda material no dia do ocorrido. O valor da compensação varia de acordo com os tipos de danos sofridos. Por exemplo, no caso de viagens importantes como para ir a casamentos ou reuniões de negócios, em que o evento foi perdido por causa do cancelamento do vôo, a indenização pode ser ainda maior. 

Fique atento quanto às taxas de embarque

Ao adquirir uma passagem aérea o passageiro arca com uma tarifa denominada taxa de embarque. Este valor, no entanto, só deverá ser cobrado quando o passageiro utilizar os serviços referentes a ele, neste caso, o embarque. Sendo assim a companhia só poderá cobrar tal tarifa caso o passageiro tenha embarcado, ou seja, se não houver o embarque, ele deve receber indenização acrescida do valor pago pelos bilhetes aéreos. Saiba como funciona o reembolso de passagens aéreas.

Guarde todos os documentos

Para receber indenização por voos atrasados ou cancelados é muito importante ter em mãos os documentos necessários. Assim você terá acesso às informações que podem ser solicitadas pela companhia aérea. Por isso, é recomendável guardar documentos que contenham informações pessoais, além de outros acerca da viagem, do vôo e até mesmo dos gastos emergenciais durante o período de espera pela solução do atraso ou cancelamento.

>> Documentação da viagem: comprovantes relacionados à hospedagem, compra de passeios turísticos, e-mails com informações sobre reuniões, eventos e etc.

>> Documentação do vôo: cartão de embarque, comprovante de reserva das passagens aéreas, comprovante de compra dos bilhetes aéreos, fotografias do painel de embarque contendo informações sobre o atraso ou cancelamento do vôo.

>> Comprovantes de gastos: comprovante de gastos com alimentação, comunicação, transporte e hospedagem durante o tempo de espera. 

Para saber mais, leia as perguntas mais frequentes sobre os direitos do passageiro..

Acione os órgãos responsáveis para receber indenização por voos atrasados ou cancelados

O passageiro deve acionar a companhia aérea para relatar o ocorrido e registrar uma reclamação formalmente. Este processo costuma gerar um documento que comprova a situação relatada, além de um número de protocolo com o qual é possível acompanhar o caso até que seja resolvido. Isso pode ser feito no balcão da empresa, nos portões de embarque ou outros locais do aeroporto em que haja algum funcionário responsável. 

Além disso, se a companhia aérea prestar atendimento ruim ou se recusar a fazê-lo, o passageiro deverá procurar outros meios como a ANAC, os órgãos de defesa do consumidor ou o Poder Judiciário para contestar seus direitos. Conheça o guia do passageiro.

Seguindo esses passos, o viajante será capaz de reivindicar seus direitos mais facilmente, uma vez que estará ciente dos meios a utilizar e as etapas a serem seguidas. Dessa maneira, ao explicitar sua insatisfação e reivindicar suas prerrogativas, ele garante que será reparado pelos transtornos sofridos da melhor maneira. Por fim, se todos os passageiros buscarem seus direitos, também é estimulada a melhoria da qualidade dos serviços de transporte aéreo.

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